ATENDIMENTO AO PÚBLICO: De Segunda á Sexta das 12:00 ás 18:00
Avenida Benônio José Lourenço, 2170 - Setor Uniao
PLANO MUNICIPAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
segunda, 19 de setembro de 2022

A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas. Para conseguir atingir o objetivo de mitigação dos impactos da pandemia, diversos países e empresas farmacêuticas estão empreendendo esforços na produção de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com covid-19 se recuperam da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 ficam gravemente doentes e desenvolvem dificuldade de respirar. Os idosos e pessoas com comorbidades, tais como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, tem maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode se infectar com o vírus da covid-19 e evoluir para formas graves da doença. Considerando a transmissibilidade da covid-19 (R0 entre 2,5 e 3), cerca de 60 a 70% da população precisaria estar imune (assumindo uma população com interação homogênea) para interromper a circulação do vírus. Desta forma seria necessária a vacinação de 70% ou mais da população (a depender da efetividade da vacina em prevenir a transmissibilidade) para eliminação da doença. O Plano Municipal de vacinação está baseado nos princípios similares estabelecidos pela OMS e PNI-Ministério da Saúde. Em consonância com a publicação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 pelo Ministério da Saúde e do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 pelo Estado de Mato Grosso, o município de Campinápolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde atualiza o Plano Municipal de Vacinação visando a divulgação das ações e estratégias necessárias para atender as peculiaridades logísticas e estruturais do município, buscando a redução de maneira consistente da pandemia de Coronavírus.

TEXTO: Secretaria Municipal de Saúde